1O DOMINGO DA QUARESMA – ANO A

PROPOSTA DE DEUS, RESPOSTA DO HOMEM

 

 

*  RITO INICIAL

Motivação (saudações espontâneas)

 

Celebramos hoje o 1o domingo da quaresma.

Estamos na Quaresma, tempo de “deserto”. Tempo de ver a realidade profunda de nós mesmos, de enxergarmos a nossa “nudez”, o nosso pecado, diante de Deus, a fim de nos redescobrirmos e de nos reorientarmos. Na liturgia deste domingo celebramos a memória Daquele que venceu a tentação do acúmulo, prestígio e poder, e se tornou Pão da vida para que todos possam viver.

A Campanha da Fraternidade este ano tem como tema “Fraternidade e Defesa da Vida” e como lema “Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19)”. O objetivo da CF-2008 é levar a Igreja e a sociedade a defender e a promover a vida humana, desde sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus.

Somos um povo que caminha, por isso, com muita alegria fiquemos em pé ...

  

 Procissão de entrada com uma cruz de madeira e o cartaz da Campanha da Fraternidade.

  

·         Acolhida do presidente

Pres: Em nome do Pai...

Irmãos e irmãs, que o Senhor, nosso Deus, vos confirme na fé, vos encha de esperança e vos inflame de caridade, na graça e na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e na comunhão do Espírito Santo.   

Ass: Bendito seja Deus...

 

*  ATO PENITENCIAL  - ASPERSÃO

Rito da purificação

(Trata-se de uma antiga e universal expressão de purificação. Se a Igreja estiver com um grande numero de fiéis, pedimos que o sal seja abençoado e misturado à água. A assembléia pode ser aspergida pela água abençoada e misturada ao sal. Todo rito é acompanhado de um canto penitencial ou quaresmal).

+ + Bênção do sal

 Bendito seja Deus, criador do Universo, que viu que tudo era bom e deu a terra ao homem. Derramai a vossa bênção sobre nós e sobre este sal afim de que, ele se torne para aqueles que forem purificados por ele, um remédio eficaz, e que neles permaneça para sempre. Por Cristo, nosso Senhor. (Amém)

 

 

+ + Bênção da água

Ó Deus, fonte de vida, abençoa esta água que criaste para fecundar a terra e para manter viva a tua criação. Que ele seja sinal da tua compaixão e do teu amor que se derrama sobre nós para chegarmos renovados à festa da Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor (Amém)  

(O sal é misturado com a água. A assembléia é aspergida. Canto apropriado). 

 PRES: O Deus de ternura e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados, nos dê a graça da vida plena e nos faça chegar renovados à festa da Páscoa de nosso Senhor, Jesus Cristo. (Amém)

 

 

OMITE-SE O HINO DE LOUVOR

 

Oração do Dia

 

·        LITURGIA DA PALAVRA

  Chegou o momento de escuta e meditação da Palavra de Deus. Palavra que nos converte e nos enche de alegria e paz.  A primeira leitura é o relato da criação do homem e da mulher. Deus formou a pessoa humana do pó da terra. O Salmo 50 é um pedido de perdão. A segunda leitura nos diz que a morte passou para todos os homens por causa de Adão, mas em Cristo a justiça e a vida alcançaram todas as pessoas que o aceitam. O Evangelho narra que Jesus depois do batismo foi conduzido pelo Espírito ao deserto para aí ser provado pelo diabo. É revelada a missão messiânica de Jesus pela obediência ao Pai.

 

·       1a leitura (Gn 2, 7 – 9 ; 3 , 1 – 7)

      Não precisa anunciar.

·       Salmo Responsorial 50  

          Não precisa anunciar.

·        2a leitura   (Rm 5, 12 – 19)

          Não precisa anunciar.

·        Evangelho (Mt 4, 1 –11)

      Aclamemos o santo evangelho.

·        Aclamação

·        Proclamação

·        Homilia

·        Profissão de  

·        Preces da comunidade

PRES: Orar quer dizer entregar-se a Deus e não contar com nossas próprias forças, embora empenhados na prática do bem. Se o pecado significa desconfiança do Pai, a volta a ele implica uma atitude mais filial. Digamos a cada prece: ATENDEI-NOS, SENHOR DA VIDA! 

1-     PELA IGREJA, para que, como seu Mestre e Senhor, saiba resistir ás tentações da riqueza e do sucesso e apoiar-se somente na força da Palavra de Deus, rezemos.

2-     POR TODOS OS HOMENS, para que nós, cristãos, solidários com o pecado que pesa sobre a humanidade, saibamos, unidos a Cristo, dar nossa vida pela libertação do mal, rezemos.

3-     PELOS QUE SÃO TENTADOS A PERDER A FÉ por causa dos sofrimentos, da morte, da própria incoerência moral, da fragilidade, dos escândalos, rezemos ao Senhor.

4-     PELOS ADULTOS QUE SE PREPARAM para o batismo, a fim de que as comunidades em que nasceram para a fé percorram com eles o caminho da conversão, rezemos ao Senhor.

5-     Intenções da comunidade.

Concedei, ó Pai, que nossa vida de filhos esteja realmente de acordo com as realidades espirituais que são objeto de nossa oração. Por Cristo nosso Senhor.  

 

·        LITURGIA EUCARÍSTICA

A Palavra se faz eucaristia. Demos graças ao Senhor da vida, pois com sua palavra nos abriu os olhos para conhecer o bem e o mal. Canto das ofertas.

·         Oração sobre as oferendas

·         Oração eucarística III

(Missal, p. 482 – Prefacio, p. 181).  

 

·        RITO DA COMUNHÃO

A Eucaristia nos conduz à fraternidade e a paz.  Canto de comunhão. 

 

·         Oração após a comunhão

 

·        RITO FINAL

Se Jesus, o Filho de Deus, foi tentado, o que dizer de nós? A Quaresma é o tempo de provação para nossa fidelidade ao plano de Deus. Como e com Jesus, orientados pela Palavra viva e eficaz, poderemos discernir, no meio de tantas vozes internas e externas, sinais do Reino e tudo o que o ameaça. Freqüentando a Palavra, escutando-a com o ouvido do coração, todas as nossas opções estarão de acordo com o querer de Deus e caminharemos na obediência ao projeto de vida e salvação.

Uma feliz e abençoada Quaresma para todos!

 

 

 

PRES: O Senhor esteja convosco!

Todos: Ele está no meio de nós!

PRES: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao Filho pródigo a alegria do retorno à casa!

Todos: AMÉM

PRES: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão!

Todos; AMÉM

PRES: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa!

Todos: AMÉM

PRES: Abençoe-vos Deus todo- poderoso, Pai e Filho  +  e Espírito Santo!

Todos: AMÉM

PRES: Glorificai a Deus com vossa vida; Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!

Todos: GRAÇAS A DEUS!

 

 

 

 

Org: Eraldo Amorim.