Paroquianos de Campina Grande participam de curso de formação para ministro extraordinário da comunhão

 

Teve início nessa quarta-feira, 26, no Centro Pastoral da Catedral, a formação para mais de 100 novos ministros extraordinários da comunhão.  A formação que visa melhorar os serviços paroquiais e instruir com qualidade os então ministros, é uma promoção do Zonal Cidade (Diocese de Campina Grande) e tem prosseguimento até o dia 22 de outubro, com a Celebração Eucarística,  às 19h30, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição (incremento de Aurea Ramos Araujo - Pastoral da Comunicação da Catedral (Pascom).

 

 A. CALÉNDÁRIO:

 

Data de início: 26 de agosto de 2009

Data de término: 21 de outubro de 2009

Data da investidura: 22 de outubro de 2009 (Missa às 19h30 na Catedral)

 

MÊS

DATAS DOS ENCONTROS FORMATIVOS

 

 

AGOSTO

26

 

 

 

 

SETEMBRO

02

09

16

23

30

OUTUBRO

07

14

21

 

 

 

B. HORÁRIO DAS FORMAÇÕES: Quartas-feiras de 19h30 à entre.

 

C. LOCAL: Centro Pastoral da Catedral

 

D. CONTEÚDO:

  1. Eucaristia e realidade - O mundo precisa de salvação? Do que o mundo precisa ser salvo? Quem pode salvar o mundo?  Deus enviou seu Filho Jesus ao mundo para que o mundo fosse salvo por Ele. Jesus é o nosso salvador; seu nome exprime o significado de sua missão. O sacrifício de Jesus e a salvação da humanidade. A Eucaristia na economia da salvação. A instituição da Eucaristia (Jo 13, 1-17).
  2. Eucaristia e participação na missão do Cristo Salvador - Participação na missão salvadora de Jesus (Mc 1, 14-20). Igreja, sacramento universal da salvação. Economia sacramental. O Espírito de Deus age, na Igreja, através dos sacramentos. O sacramento da Eucaristia. Missão e ministério dos cristãos leigos e leigas (CNBB62 e ISCL). O ministério extraordinário da sagrada comunhão. Quem é e o que faz o ministro da Sagrada Comunhão.
  3. A Eucaristia é a vida da Igreja (EE) – O significado da Eucaristia para a Igreja. A Igreja, nascida do mistério pascal de Cristo, vive da Eucaristia. Eucaristia, mistério da fé da Igreja. A Eucaristia edifica a Igreja. A apostolicidade da Eucaristia e da Igreja. A Eucaristia e a comunhão eclesial.
  4. Ser Eucaristia na Comunidade, na Família e na Sociedade - O ser eucarístico de cada membro da Igreja. O exemplo de Maria, mulher eucarística. A nuvem de testemunhas (cf. Hb 12, 1) da Eucaristia. O ser missionário de quem vive da Eucaristia hoje. A Eucaristia e a Palavra de Deus. Eucaristia e as relações humanas.
  5. A espiritualidade do ministro extraordinário da Sagrada Comunhão – A oração. A vida sacramental do ministro, em especial a confissão. A prática da Palavra de Deus. As várias maneiras de se olhar e ler a Bíblia. A leitura orante da Bíblia. Critérios de orientação da leitura da Bíblia. O que é a Lectio Divina. Como fazer Lectio Divina hoje?
  6. Celebrar a Eucaristia é celebrar a vida – O significado da Santa Missa (CDC 897 - 911). O decoro da celebração litúrgica da Eucaristia (EE). O sacrifício sacramental: ação de graças, memorial, presença (CIC 1356 - 1381). A matéria da Sagrada Eucaristia (RS, IMR e CDC 924 - 930). Eucaristia Banquete Pascal. Os vasos sagrados. As sagradas alfaias. As vestes litúrgicas (IMR). Outros objetos usados na Santa Missa (IMR). O lugar da celebração da Santa Missa (CDC 931-933). O presbitério. O Altar. O Ambão. A cadeira da presidência e as outras cadeiras. Participação ativa e consciente dos fiéis leigos na celebração da Eucaristia (RS, CDC 912 - 923). Funções e ministérios na Santa Missa. A disposição da Igreja (IMR).
  7. A Missa parte-por-parte (RS e IMR) - Os dois movimentos da celebração da Eucaristia (Lc 24, 13-34). As diversas partes da Santa Missa e seu significado (IMR). A escolha da Santa Missa e de suas partes (IMR). Algumas normas gerais para todas as formas de missa (IMR): Veneração do Altar e do Evangeliário. Genuflexão e Inclinação. Incensação. A purificação.
  8. A Sagrada Comunhão – As disposições para receber a Sagrada Comunhão. Quem está afastado da Sagrada Comunhão? A distribuição da Sagrada Comunhão. A Comunhão do sacerdote. A Comunhão sob as duas espécies. Abusos na celebração da Sagrada Liturgia Eucarística. Atos Graves e outros abusos contra a santidade do Sacratíssimo Sacramento e o Sacrifício da Eucaristia. O papel do bispo e da Sé apostólica (RS).

9.    A conservação da Santa Eucaristia e seu culto fora da Missa (CDC 934-944) – A conservação. Algumas formas de culto à Santa Eucaristia fora da Missa. Procissões e congressos eucarísticos. A adoração ao Santíssimo Sacramento. A Benção do Santíssimo Sacramento

 

E. PUBLICAÇÕES ÚTEIS AOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO

 

1.     Goedert, V. M. Orientações para Ministros Extraordinários da Comunhão. São Paulo, Brasil: Paulus, 2002. 10ª edição.

 

2.     Pedrini, A. J. Ministros da Eucaristia: Formação Ministerial.  São Paulo, Brasil: Edições Loyola, 2003. 2ª edição.

 

3.     Maimone, J. M. Manual do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e da Palavra.  São Paulo, Brasil: Paulus, 2003. 18ª edição.

 

4.     Iubel, C. Manual do Ministro Extraordinário da Eucaristia. São Paulo, Brasil: Edições Loyola, 1998.

 

5.     Camargo, G. C. Liturgia da Missa Explicada. Cadernos Temáticos para Evangelização 13. Petrópolis, Brasil: Editora Vozes, 2004.

 

6.     Brunetti, A. A. Curso de Preparação de Ministros Extraordinários da Eucaristia. São Paulo, Brasil: Editora Ave-Maria, 2002. 10ª edição.

 

7.     Beckhäuser, A. Novas Mudanças na Missa. Petrópolis, Brasil: Editora Vozes, 2003. 4ª edição.

 

8.     Ordinário da Missa com o Povo. Petrópolis, Brasil: Editora Vozes, 1995. 10ª edição.

 

9.     CNBB. Animação da vida litúrgica no Brasil. Documentos da CNBB 43. São Paulo, Brasil: Paulinas, 2002. 17ª edição.

 

10.  CNBB. Missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas. Documentos da CNBB 62. São Paulo, Brasil: Paulinas, 2002. 8ª edição.

 

11.  Concílio Ecumênico Vaticano II. Constituição Sacrosanctum Concilium (SC) sobre a Sagrada Liturgia São Paulo, Brasil: Paulinas, 2003. 4ª edição.

 

12.  João Paulo II. Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia (EE) sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja. São Paulo, Brasil: Paulinas, 2003.

 

13.  João Paulo II. Carta a todos os bispos sobre o Mistério e o Culto da Santíssima Eucaristia. São Paulo, Brasil: Paulinas, 1980. 3ª edição.

 

14.  Zandonadi, M. H. Hora Santa Eucarística. Eucaristia: Alimento, Reconciliação, Presença. São Paulo, Brasil: Paulus, 2003. 8ª edição.

 

15.  Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Instrução Redemptionis Sacramentum (RS) sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia. Roma, Itália: 2004. Traduzido por Editora Cléofas, Lorena, SP, Brasil. http://www.cleofas.com.br

 

16.  Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Instrução geral sobre o missal romano (IMR). Roma, Itália: 2002. http://www.vatican.va

 

17.  Congregação para o Clero, Conselho Pontifício para os Leigos, Congregação para a Doutrina da Fé, Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Congregação para os Bispos, Congregação para a Evangelização dos Povos, Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e Conselho Pontifício para a Interpretação dos Textos Legislativos. Instrução acerca de algumas questões sobre a colaboração dos fiéis leigos no sagrado ministério dos sacerdotes (ISCL). Roma, Itália: 1997.

 

18.  CRB (1990) A leitura orante da Bíblia. Coleção Tua Palavra é Vida, Vol 1. CRB. Edições Loyola, 1990.

Código de direito Canônico (CDC), 1983. www.vatican.va

 

19.  Bento XVI, Exortação Apostólica Pós-sinodal Sacramentum Caritatis. Roma, Itália: 2007.  www.vatican.va

 

OBJETOS A SEREM ADQUIRIDOS (de acordo com Brunetti, 2002).

 

Roupa, teca, corporal e bolsa de viático.

 

Equipe Responsável:

Pe. Sérgio Leite (3337 4828 / E-mail: sergioleitecp@uol.com.br)

Pe. Márcio Henrique (3321 3140 / E-mail: pemarcio@gmail.com) e

                  Chiquinho (3321 2819 / E-mail: leosimoesalves@hotmail.com

 

Texto enviado por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes ( Pároco da Catedral/Pascom)

Inserido por Aurea Ramos Araujo (Pascom)