Círio de São João marca religiosidade no Maior São João em Campina Grande

 

tarde e início da noite de quinta-feira, 24, foi marcado pela religiosidade em plena festividade do Maior São João do Mundo. O Círio de São João realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, em parceria com a Diocese da cidade, teve início às 14hs, com uma cavalgada que saiu da capela São João Batista, localizada no bairro do Cinza, e seguiu pelas ruas de Campina com cavaleiros que representaram o cordão azul e o vermelho.
Um fiel levou o estandarte de São João Menino até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro da cidade, onde fiéis assistiram a missa que foi celebrada pelo Padre Márcio, em homenagem a São João.
Depois da missa aconteceu uma procissão saindo da Catedral em direção à réplica da capela de São João Batista, localizada na Vila Nova da Rainha, no Parque do Povo. Ao chegar ao Parque do Povo, o estandarte de São João foi hasteado na réplica da capela.
No Parque do Povo, dezenas de pessoas fizeram questão de acompanhar as palavras do Padre Márcio, que destacou a importância de todos celebrarem a fé em Jesus neste mês e não apenas focarem as suas energias na festa profana.

Ainda no Parque do Povo, ainda é possível o campinense ou turista saber mais sobre os Santos Juninos, num espaço que foi montado pela Diocese local, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Curiosidade - De acordo com o idealizador do Círio de São João, o historiador George Gomes, a primeira capela levantada em Campina, no ano de 1702, foi sob o orago (invocação) de São João Batista para a catequese dos índios Ariús, onde hoje está a Catedral Nossa Senhora da Conceição.

 

 Fonte:CODECOM/CG